Clínicas veterinárias procuram fortemente a especialidade de reabilitação física

A reabilitação física animal é uma das áreas que mais cresce dentro da medicina veterinária. Muitas clínicas veterinárias em todo o país estão olhando para esta maneira fascinante de aliviar mais rapidamente a dor do animal de estimação e promover o bem-estar. Clínica de Reabilitação em João Pessoa Animais gravemente feridos não são os únicos animais ajudados pela reabilitação física. Na verdade, ajuda muitos animais de estimação com uma infinidade de condições diferentes a levar uma vida mais confortável.

Dentre os benefícios que a reabilitação física para animais de clínica veterinária proporciona estão:

– Recuperação pós-operatória, especialmente casos ortopédicos e neurológicos
– Diminuição das condições neurológicas gerais
– Redução da dor da osteoartrite
– Fornecer controle geral da dor
– Tratamento de lesões esportivas
– Fornecer condicionamento
– Auxiliar no controle de peso
– Acalmar os animais de estimação com técnicas básicas de massagem
– Acelerar a recuperação de uma fratura ou de um ligamento craniano rompido
– Tratamento da displasia coxofemoral

Vários tipos de equipamentos e técnicas são usados, dependendo da condição ou reclamação a ser abordada. Algumas delas são:

– Esteira terrestre

– Esteira subaquática

– Piscina de terapia aquecida com almofadas de resistência

– Acupuntura

– Sala de ginástica com piso emborrachado

– Modalidades terapêuticas: laser de baixa potência, ultrassom terapêutico, estimulação elétrica, terapia por ondas de choque e oxigenoterapia hiperbárica

– Equipamentos para exercícios terapêuticos: balance board, agility walker e physioballs

Além dos equipamentos e métodos às vezes elaborados acima, um conjunto de mãos bem treinadas pode fazer maravilhas. A massagem especial aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a resolver a tensão muscular. A reconstrução da massa muscular e da força do núcleo pode ser realizada com exercícios terapêuticos direcionados. O aumento da flexibilidade pode ser alcançado com exercícios passivos de amplitude de movimento. A aplicação adequada de compressas frias e quentes pode aliviar os espasmos e tensões musculares e o desconforto do animal de estimação após a cirurgia.

O custo da reabilitação física do animal varia de acordo com a condição a ser tratada e a gravidade dessa condição. Esse custo, no entanto, não é exatamente o valor da fatura. As doses de analgésicos ou anti-inflamatórios geralmente podem ser reduzidas, diminuindo o custo geral. Além disso, seu veterinário pode treiná-lo para conduzir parte da reabilitação em casa.

A quantidade de tempo necessária para ajudar o animal de estimação a se sentir melhor varia e, novamente, é uma função da condição e da gravidade da condição a ser tratada. Assim como os humanos exageram após um trauma, é fácil para o dono do animal deixar um animal fazer muito cedo demais. Um cão que precisa de oito semanas de reabilitação pós-operatória geralmente se sente melhor em três semanas, mas é preciso cautela. A recuperação total não será alcançada até muito mais tarde e a área da cirurgia pode ser danificada por muita atividade antes da cura completa. Dinheiro bem gasto em reabilitação física pode ser facilmente desperdiçado por esforço excessivo e possivelmente fazendo com que a cirurgia não seja bem-sucedida.